Educação | Da Redação | 26/04/2024 10h42

Eleições da UFMS: Conheça os candidatos para o pleito de maio

Compartilhe:

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) escolhe, no dia 10 de maio, seu novo reitor. Maior universidade pública de Mato Grosso do Sul e uma das mais concorridas do país, com um orçamento anual de mais de R$ 1 bilhão, a instituição conta com 10 campi no Estado e três chapas disputam a reitoria.

A primeira chapa conta com a atual vice-reitora e docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Camila Ítavo. Ela possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003), mestrado em Ciência Animal pela UFMS (2004) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu (SP).

Trabalhou em indústria de alimentos para animais e foi Fiscal Federal Agropecuário, na área de Alimentação Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Cuiabá (MT).

É professora Associada da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS, em Campo Grande. Foi ainda a primeira tutora do PET Zootecnia e diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da instituição.

Atualmente é vice-reitora da UFMS, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da universidade e consultora ad hoc do CNPq, da CAPES e de periódicos nacionais e internacionais.

Ela tem ao seu lado o atual Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto.

Já a segunda chapa é composta pelo ex-presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS) e professor da Faculdade de Computação há 21 anos, Marco Stefanes. Ele possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2003).

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Algoritmos Paralelos, Modelos Paralelos Híbridos, Algoritmos em Grafos e Biologia Computacional.

Ao seu lado na disputa está a professora da Escola de Administração e Negócios, Ana Denise Maldonado.

Por fim, a terceira chapa é formada pelo ex-Pró-Reitor de Graduação e professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Ruy Alberto Caetano Filho, e pela professora de Enfermagem Luciana Contrera.

O candidato tem graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1989), mestrado em Zootecnia (Área - Melhoramento Genético Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Jaboticabal/ SP (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Área - Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu/ SP (2000).

É docente do Curso de Graduação em Zootecnia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFMS. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética e Melhoramento Animal, Piscicultura, Estatística e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de avaliação de grupos genéticos, genética quantitativa, características de processamento de peixes, curvas de crescimento, aquaponia, bioflocos, sistemas de produção aquícola, experimentação com animais e avaliação de cursos de graduação.

O pleito – A eleição será realizada no dia 10 de maio. O resultado, com votação 100% digital, deve ser publicado até o dia 11 de maio. A lista tríplice será encaminhada para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 24 de maio.

E cabe ao presidente fazer a nomeação, que precisa ser publicada até 25 de outubro, um dia após o término do mandato do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS