Três Lagoas | Da Redação | 19/04/2026 07h00

PF faz operação contra superfaturamento de contratos administrativos da UFMS

Compartilhe:

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (9), a segunda fase da Operação Lucro Espúrio, em Três Lagoas, com foco no combate a fraudes em contratos ligados ao fornecimento de refeições subsidiadas a estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A investigação aponta para irregularidades em licitações e possível desvio de recursos públicos.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de aproximadamente R$ 6 milhões em bens de pessoas físicas e empresas envolvidas. As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Federal da Capital, que também determinou medidas cautelares contra os investigados, como restrições pessoais e proibição de firmar novos contratos com o poder público.

O esquema teria como base a simulação de consumo de refeições subsidiadas, benefício destinado a universitários em situação de vulnerabilidade. De acordo com a Polícia Federal, materiais apreendidos na primeira fase revelaram o uso indevido de dados de cerca de 150 estudantes. As carteirinhas eram utilizadas para registrar retiradas fictícias de refeições, inflando os valores pagos com recursos públicos.

Além do impacto financeiro, a fraude compromete diretamente uma política essencial de permanência estudantil, voltada a garantir que alunos de baixa renda consigam se manter na universidade.

Com o avanço da operação, contratos em vigor foram suspensos, e empresas investigadas estão impedidas de contratar com a administração pública. As apurações seguem em andamento para identificar todos os responsáveis e dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS