Novas regras para emendas parlamentares já estão em vigor
Foi publicada na edição desta segunda-feira (17) do Diário Oficial da União (DOU) a Resolução 1/2025, do Congresso Nacional. O texto, aprovado pelos parlamentares em sessão conjunta na quinta-feira (13), foi promulgado pelo presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre, na sexta (14).
A nova lei altera a Resolução 1/2006, do Congresso Nacional, para estabelecer novas regras para a apresentação e indicação de emendas parlamentares, com o objetivo de aumentar a transparência e a eficiência na destinação de recursos públicos. A medida busca adequar o rito de apresentação e indicação de emendas, com o estabelecimento de novas diretrizes e procedimentos.
Um dos principais pontos da resolução é a obrigatoriedade de que as atas das reuniões que decidem sobre a apresentação, indicação e alteração de emendas sejam elaboradas em um sistema específico e disponibilizadas no site do Congresso Nacional, a fim de garantir o acesso público às informações.
Além disso, a nova lei estabelece que as emendas de comissão e de bancada estadual deverão ser acompanhadas de justificativas detalhadas, que permitam avaliar os benefícios sociais e econômicos das propostas.
Poderão ser propostas, por comissão, até seis emendas de apropriação e duas de remanejamento. As bancadas poderão apresentar até 11 emendas, sendo três destinadas exclusivamente à continuidade de obras já iniciadas.
Outra mudança importante é a definição de limites para o valor das emendas individuais, que passam a ser de 2% da receita corrente líquida do exercício anterior, com percentuais específicos para deputados e senadores.
A resolução também estabelece regras para as emendas de bancada estadual, que deverão priorizar projetos de interesse nacional ou regional e evitar a destinação de recursos para entidades privadas, salvo em casos específicos.
Há a previsão, ainda, da criação de um sistema de avaliação de admissibilidade de emendas, com o objetivo de garantir que as propostas estejam em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas.
As novas regras entram em vigor na data de publicação da resolução, com exceção de alguns dispositivos que passarão a valer após a sanção da Lei Orçamentária de 2025 (PLN 26/2024).
-
TJMS promove Alexandre Pucci ao cargo de desembargador por merecimento
A vaga foi aberta com a aposentadoria do desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques
-
Campo Grande sedia o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes
Campo Grande sedia o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes
-
Ordem do Dia: Projeto que estabelece atenção às mães atípicas passa em 1ª
Ordem: Projeto que estabelece atenção às mães atípicas passa em 1ª
-
Sessão no Senado celebra 65 anos de Brasília e reforça ‘visão de futuro’
Sessão no Senado celebra 65 anos de Brasília e reforça ‘visão de futuro’
PARCEIROS
- Terça-feira, 29 de Abril de 2025
- Geral Multas leves e médias agora podem ser convertidas em advertências escritas em MS Com foto Com vídeo
- Campo Grande Abre e fecha da Saúde: confira os serviços disponíveis no feriado Com foto Com vídeo
- Campo Grande Campo Grande sedia o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Ordem do Dia: Projeto que estabelece atenção às mães atípicas passa em 1ª Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Projeto determina comunicação sobre violência virtual por escolas e UBS Com foto Com vídeo
- Câmara de CG Presidente Papy homenageia jornalista mais premiado de MS e assessora do TCE/MS Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Proposta que apresenta diretrizes de proteção às mães atípicas será votada Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia