Política | Da Redação | 06/12/2025 08h05

Reinaldo não garante candidatura de Contar ao Senado e reforça racha na direita em MS

Compartilhe:

A primeira reunião de Reinaldo Azambuja à frente do Partido Liberal (PL) em Mato Grosso do Sul não trouxe definição sobre quem será o candidato da legenda ao Senado nas eleições de 2026, ampliando o racha na direita do estado. O ex-governador, que reuniu deputados, prefeitos e vereadores para discutir o futuro do partido, afirmou que há diversos pré-candidatos e que pesquisas internas definirão quem concorrerá.

A situação ganhou força após o anúncio da filiação e pré-candidatura de Capitão Contar ao Senado pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, pegando o grupo governista de surpresa. Apesar disso, Reinaldo manteve sua posição de que ainda não há nomes definidos, reforçando a necessidade de negociações e levantamento de pesquisas.

Segundo fontes ouvidas pelo Investiga MS na reunião desta semana, o acordo original, discutido entre Reinaldo, Jair Bolsonaro e o governador Eduardo Riedel, previa que o PL apoiaria a reeleição de Riedel e indicaria Reinaldo como candidato ao Senado, utilizando o número 22 na urna. A outra vaga seria definida por pesquisas e por reunião entre Reinaldo, Riedel e lideranças nacionais do partido, incluindo Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto e Rogério Marinho.

Além de Contar e Reinaldo, o cenário para o Senado conta com outros pré-candidatos, como Gerson Claro (PP), Gianni Nogueira (PL) e Nelsinho Trad (PSD), mantendo a disputa aberta e reforçando o clima de indefinição na direita sul-mato-grossense.

Para analistas políticos, a entrada de Contar no PL não apenas mexe com as estratégias da legenda, mas também acentua o racha histórico na direita do estado, que já vinha se mostrando fragmentada em diversas frentes. O movimento deve provocar negociações mais complexas entre aliados de Bolsonaro, do ex-governador Reinaldo e do atual governador Eduardo Riedel, que precisa equilibrar apoio interno ao seu projeto de reeleição e manter a unidade do bloco político.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS