Fora da próxima legislatura, Villasanti fala sobre mandato e desafios
O vereador Coronel Alirio Villasanti, que exerceu seu mandato com uma postura independente, autônoma e técnica, compartilhou suas impressões sobre os avanços e desafios de sua atuação política. Mesmo com um aumento de votos em comparação com a eleição de 2020, Villasanti não conseguiu garantir a reeleição nas eleições de outubro deste ano, ficando com a primeira suplência. Em entrevista exclusiva ao site MS em Dia, ele detalhou o legado de seu trabalho, os desafios enfrentados e os planos para o futuro.
Villasanti destaca que sua atuação parlamentar foi marcada pela busca constante pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos campograndenses. “Tive uma atuação independente, autônoma e técnica, sempre em prol da busca de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos campo-grandenses, principalmente trazendo recursos federais para saúde pública e para o asfaltamento de vários bairros, além de avanços importantes no fortalecimento da rede de proteção da criança e do adolescente. Demos também voz à comunidade indígena local através da respectiva Comissão e buscamos soluções para os problemas de segurança pública no centro e nos bairros, através da interação das instituições do setor e segmentos representativos da sociedade”, afirmou.
O vereador apontou a dificuldade de implementar projetos e sugestões devido à atuação do Executivo, que muitas vezes não acolhia as propostas. “Apesar das boas intenções, sugestões e projetos apresentados, o Executivo muitas vezes coloca em prática conforme a sua conveniência. Muitos dos projetos apresentados são vetados pelo Executivo baseado no argumento de vício de iniciativa, e na verdade nem sempre o são. Ressalto, no entanto, a convivência republicana e salutar com os dois mandatários do Executivo e com os Secretários Municipais, no entanto a burocracia, a falta de estrutura e prioridade em algumas áreas, criam obstáculos a agilidade e a concretização dos projetos”, pontuou.
A interação com a população foi um dos pilares do seu trabalho. O vereador frisou que esteve sempre presente nos bairros e nas discussões de temas relevantes para a cidade. “Tivemos sempre a melhor relação possível com a população, pois estive sempre presente nos bairros e participando ativamente das principais discussões dos assuntos que chegavam ao conhecimento da Câmara Municipal, através das entidades e dos cidadãos individualmente. Como presidente de quatro Comissões (Criança e Adolescente, Transporte e Trânsito, Segurança Pública e Indígena), conheci bem de perto as demandas pertinentes a estes setores.”
Villasanti também citou sua atuação em questões ambientais e o apoio aos servidores públicos municipais. “Atuei também apoiando segmentos dos servidores públicos municipais e demandas na questão ambiental, como por exemplo, o mau cheiro exalado por uma empresa na região da Nova Campo Grande.”
O aumento significativo de votos em relação à eleição anterior foi visto por Villasanti como um reflexo da confiança da população em seu trabalho. “Em relação à minha votação em 2020, tive um aumento em quase mil votos, o que demonstra, na nossa avaliação, que o trabalho atendeu a expectativa dos nossos eleitores e houve adesões de novos eleitores, em razão da nossa atuação parlamentar e confiança no nosso trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 4 anos”, afirmou.
Apesar da boa votação, Villasanti não conseguiu garantir sua reeleição. Ele explica que o processo eleitoral deste ano foi desafiador, especialmente por enfrentar a força de grandes máquinas partidárias. “Cada campanha enfrentamos um desafio novo, e esta foi uma eleição foi diferenciada, onde o nosso partido União Brasil enfrentou três máquinas poderosas. Nossa campanha sempre foi feita por amigos, simpatizantes e correligionários que conhecem o nosso trabalho, a nossa forma de atuação, índole e os princípios e pautas que defendemos. Uma campanha feita com poucos recursos, e mesmo assim alcançamos a primeira suplência.”
O vereador afirmou que continuará sua trajetória política, à frente do União Brasil, e planeja se envolver ativamente nas eleições de 2026. “Pretendo continuar militando politicamente, pois sou Presidente Municipal do União Brasil. Em breve devemos reunir o partido para avaliarmos o desempenho na eleição e planejarmos a nossa participação na eleição de 2026.”
Com a experiência adquirida ao longo de seu mandato, Villasanti deixou um conselho aos novos vereadores: “Participar ativamente das sessões, das Audiências Públicas e manter proximidade com as entidades representativas e com os cidadãos, principalmente dos bairros mais vulneráveis socialmente. Com isso, será possível ter conhecimento das reivindicações da população e buscar as possíveis soluções junto ao Executivo.”
-
Adriane Lopes empossa novos secretários e promete resultados
Em coletiva de imprensa, Adriane explicou o modelo de gestão adotado, baseado em contratos com os secretários
-
ALEMS começa os trabalhos de 2025 com nova posse da Mesa Diretora
A cerimônia, agendada para às 9h, ocorrerá na sala da presidência da Casa de Leis
-
Estados e municípios têm até sexta para retomada de obras do SUS
Estados e municípios têm até sexta para retomada de obras do SUS
-
Rodrigo Basso suspende contratações por 100 dias
A medida tem como objetivo a realização de levantamentos e diagnósticos sobre a situação financeira
PARCEIROS
- Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
- Geral Recuo em Rua Vira Briga na Justiça e Moradores São Penalizados Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa ALEMS começa os trabalhos de 2025 com nova posse da Mesa Diretora Com foto Com vídeo
- Geral Mega-Sena acumulou e prêmio vai a R$ 38 milhões Com foto Com vídeo
- Economia Setor de serviços recua 0,9% em novembro, influenciado por transporte Com foto Com vídeo
- Economia Caixa inicia hoje calendário de aditamento do Novo Fies Com foto Com vídeo
- Economia Força do emprego faz serviços às famílias terem maior nível desde 2015 Com foto Com vídeo
- Infraestrutura Governo de MS lança licitações de R$ 34 mi em obras de infraestrutura Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia