Política | Da Redação | 13/01/2025 08h18

Bancada de MS deve apoiar Alcolumbre e Hugo Motta nas eleições do Congresso

Compartilhe:

A bancada de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional deve apoiar de forma unânime a eleição de Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado e Hugo Motta (Republicanos-PB) para a liderança da Câmara dos Deputados. As eleições para as duas posições estão agendadas para os dias 1º e 3 de fevereiro, respectivamente, e os líderes eleitos terão mandatos de dois anos.

No Senado, Mato Grosso do Sul é representado pelas senadoras Soraya Tronick (Podemos) e Tereza Cristina (PP), além do senador Nelsinho Trad (PSD). No início, a senadora Soraya Tronick cogitou se lançar como candidata à presidência do Senado, mas acabou confirmando seu apoio a Davi Alcolumbre.

Alcolumbre, que já presidiu o Senado em 2021, conta com o respaldo de uma ampla coalizão, incluindo os partidos PSD, MDB, PT, PL, PP, PDT, PSB e União Brasil, somando 69 votos. Ele também tem o apoio do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O principal concorrente de Alcolumbre é o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que tem o apoio exclusivo de seu partido.

Já na Câmara dos Deputados, a liderança deve ficar com Hugo Motta, que também tem o respaldo de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e de 18 partidos, o que lhe garante potencialmente 495 votos. Seu único adversário é o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que conta apenas com o apoio de seu próprio partido.

Na Câmara dos Deputados, o estado conta com os representantes Beto Pereira, Geraldo Resende e Dagoberto Nogueira (PSDB); Camila Jara e Vander Loubet (PT); Luiz Ovando (PP); Rodolfo Nogueira e Marcos Polon (PL).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS