"/>
Geral | Com MPMS | 22/03/2025 09h31

"Protagonistas do MS" promove conscientização sobre como prevenir a violência

Compartilhe:

O canal de atendimento Ouvidoria das Mulheres do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) lançou o "Protagonistas do MS: programa de prevenção à violência contra meninas e mulheres do MS".

A primeira edição do projeto-piloto foi denominada "Glorinhas" e está sendo implementada durante este mês na Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli, na capital.

Inspirado no legado cultural da professora Maria da Glória Sá Rosa, o projeto foca em disciplinas de arte-educação, abordando o tema "Glorinhas protegidas e bem informadas" para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Os resultados dos trabalhos serão apresentados no estabelecimento escolar, no próximo dia 27, com a presença de Renzo Siufi, Ouvidor do MPMS e Promotor de Justiça; Aline Saddi, coordenadora do acervo da homenageada, entre outros convidados.

Segundo o Ouvidor do MPMS, “a ideia do projeto é conscientizar a população, especialmente as novas gerações, sobre a importância de todos e todas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas, utilizando-se de enfoques mais educacional e preventivo, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna”.

A finalidade do projeto é desenvolver formatos educacionais, artísticos e culturais voltados às futuras gerações, visando reduzir os alarmantes índices de violência contra meninas e mulheres na sociedade sul-mato-grossense. Além disso, busca estimular transformações sociais, por meio do conhecimento dos direitos e sistemas de apoio à menina/mulher. As tratativas de aplicação foram definidas em reuniões com os responsáveis pelo acervo, professores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o arte-educador Apres Gomes com uma equipe e a diretora da escola que está desenvolvendo o projeto, Leonor Trava Munhoz.

É importante ressaltar que os arte-educadores participantes são coautores da proposta, atuando diretamente na execução junto aos alunos. O "Protagonistas do MS" segue o tripé: informar, inspirar e acolher para tratar sobre a rede de proteção à mulher, trazendo referências femininas do Estado como inspiração para as narrativas e decisões cotidianas, além de oferecer acolhimento e apoio às meninas e mulheres que buscam atendimento na Ouvidoria das Mulheres do
MPMS.

Os professores estão aplicando a proposta, preparando produções artísticas que serão apresentadas na data do evento. São esperadas produções que incluem cores, modelos e poéticas estudadas no programa escolar, cartazes, banners, paródias e poemas sobre a prevenção à violência contra meninas e mulheres no Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS