MPMS realiza mais uma apresentação de projeto voltado à saúde mental de servidoras
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Grupo de Atuação Especial da Execução Penal (Gaep), apresentou, nesta quarta-feira (18), um projeto voltado à promoção da saúde mental e do bem-estar no ambiente de trabalho para servidoras e servidores do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira de Regime Semiaberto (CPAIG), em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).
A iniciativa tem como foco principal ouvir e compreender, de forma aprofundada, os desafios enfrentados pelos profissionais do sistema prisional, visando à construção coletiva de soluções que tornem o ambiente laboral mais saudável, acolhedor e humanizado.
Esta é a segunda unidade prisional em que o projeto é apresentado e, assim como no primeiro encontro, realizado no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, foram disponibilizados questionários às servidoras e aos servidores da unidade, compostos por dez perguntas, que podem ser respondidos de forma totalmente anônima, sem necessidade de identificação. As respostas servirão como base para o desenvolvimento de ações concretas de cuidado e valorização dos servidores penais.
Na ocasião, os profissionais presentes destacaram a relevância da iniciativa e enfatizaram a importância de se promover o cuidado com a saúde e o bem-estar dos servidores penais.
O Diretor da unidade, Ricardo Teixeira de Brito, observou que o ambiente penitenciário, muitas vezes insalubre, tende a ser naturalizado pelos servidores, o que evidencia a pertinência de um projeto específico voltado à saúde mental e física desses profissionais.
Primeiro encontro
No dia 4 de junho, o MPMS apresentou o projeto no Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”. Na ocasião, a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, Coordenadora do Gaep, explicou que a iniciativa tem como objetivo compreender, de forma aprofundada, as demandas, desafios e necessidades vivenciadas pelos profissionais do sistema prisional, a fim de construir, de maneira conjunta, soluções que tornem o ambiente laboral mais humano, acolhedor e saudável.
O Ministério Público reafirma seu compromisso em atuar não apenas na fiscalização e defesa dos direitos, mas também na promoção de condições dignas de trabalho, reconhecendo a importância dos servidores penais para a sociedade.
-
Câmara CG lança Programa “Fala Vereador e Fala Vereadora” - Fábio Rocha
Câmara CG lança Programa “Fala Vereador e Fala Vereadora” - Fábio Rocha
-
MPMS participa de audiência pública para regulamentar o transporte escolar
MPMS participa de audiência pública para regulamentar o transporte escolar
-
Na última sessão do semestre, deputados aprovam 6 projetos
Na última sessão do semestre, deputados aprovam 6 projetos
-
Prefeita Adriane alinha com secretariado nova fase da gestão
Prefeita Adriane alinha com secretariado nova fase da gestão
PARCEIROS


- Domingo, 20 de Julho de 2025
- Campo Grande Nova etapa da reforma administrativa garantirá investimentos na cidade Com foto Com vídeo
- Geral Projeto garante mais recursos para IA e outras tecnologias no combate ao crime Com foto Com vídeo
- Geral Legado da GCM é o serviço prestado diariamente à população Com foto Com vídeo
- Geral MPMS investiga condições do transporte escolar em Brasilândia Com foto Com vídeo
- Geral Comissão de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO 2026 Com foto Com vídeo
- Sábado, 19 de Julho de 2025
- Câmara de CG Projeto do Vereador Marquinhos Trad é aprovado pela Câmara e aguarda sanção da prefeita Com foto Com vídeo
- Geral CDH debate direitos de crianças e jovens previstos no ECA Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia