Licença-paternidade de 20 dias está na pauta do Plenário
O projeto de lei que aumenta a licença-paternidade de 5 para 20 dias pode ser votado pelo Plenário nesta quarta-feira (4), a partir das 14h.
Apresentado em 2008 pela então senadora Patrícia Saboya (CE), o PL 5.811/2025 foi aprovado na Câmara dos Deputados com alterações. Por isso, teve que passar mais uma vez pelo Senado, onde já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em dezembro.
A proposta, que tem a senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA) como relatora, atualiza e regulamenta um direito social previsto desde 1988, na Constituição, mas que permaneceu restrito por décadas ao prazo transitório de cinco dias.
O texto cria o salário-paternidade como benefício previdenciário e altera tanto a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quanto leis da seguridade social para garantir tratamento mais coerente com a proteção já garantida à maternidade. O projeto também prevê a possibilidade de fracionamento da licença.
A licença será ampliada gradualmente, conforme o cronograma:
10 dias nos dois primeiros anos de vigência da lei;
15 dias no terceiro ano da lei;
20 dias a partir do quarto ano da lei.
O governo, o Senado e empresas participantes do Programa Empresa Cidadã já praticam a licença-paternidade de 20 dias.
Orgulho autista
O Plenário também deve avaliar a criação do Dia Nacional do Orgulho Autista (PL 3.391/2020), a ser celebrado anualmente no dia 18 de junho, e a instituição do Dia Nacional da Reflexão do Cantando as Diferenças, que será comemorado no dia 22 de julho de cada ano (PL 1.770/2024). O objetivo do projeto é promover a reflexão sobre a diversidade cultural e social no Brasil.
Acordo Mercosul-UE
Consta da pauta ainda o texto do Acordo Provisório de Comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia (UE). O PDL 41/2026 tem a senadora Tereza Cristina (PP-MS) como relatora. Em recente entrevista, ela elogiou o acordo e destacou a competitividade do setor agropecuário do Brasil e dos países do Mercosul.
-
Comemorar e refletir: Dia das Mulheres na ALEMS reúne servidoras e pede fim da violência
Comemorar e refletir: Dia das Mulheres na ALEMS reúne servidoras e pede fim da violência
-
Racha no MDB: veto à vice de Lula isola Simone e empurra ministra para fora do partido
O movimento interno amplia a pressão sobre Simone, que vinha sendo mencionada
-
MPMS, pacto nacional prevê medidas para preparar cidades contra desastres
MPMS, pacto nacional prevê medidas para preparar cidades contra desastres
-
No mês da Mulher, Câmara promove a primeira edição de 2026 da Feira Mulheres na Cidade
Câmara promove a primeira edição 2026 da Feira Mulheres na Cidade

PARCEIROS
- Quinta-feira, 05 de Março de 2026
- Geral Centro em Ação busca fortalecer e revitalizar região central Com foto Com vídeo
- Geral MPMS instaura inquerito civil sobre atendimento obstetrico na Capital Com foto Com vídeo
- Bem-Estar Animal Ordem do Dia: projeto contra constrangimento a vigilantes passa Com foto Com vídeo
- Política Crise em Sidrolândia: prefeito banca superintendente que chamou autista de “criatura” e sofre derrota histórica na Câmara Com foto Com vídeo
- Política Presa em 2022: Camila Jara tenta ligar Nikolas ao caso Banco Master e vira alvo de ironias Com foto Com vídeo
- Política “Terrorismo fiscal inibe quem gera emprego”, diz Fábio Trad sobre ação da Sefaz em MS Com foto Com vídeo
- Política Prefeito investigado por aumento vetado promete devolver dinheiro, mas ataca imprensa e diz: “Ninguém cometeu crime” Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia

