Justiça condena ex-prefeito e secretários de Nioaque por nepotismo após ação do MPMS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da Promotoria de Justiça de Nioaque, obteve condenação do ex-prefeito e de ex-integrantes de sua gestão pela prática de nepotismo na administração municipal. A sentença, proferida pela Vara Única da Comarca de Nioaque, reconheceu a violação aos princípios da moralidade, legalidade e impessoalidade, em razão da nomeação de parentes de vereadores e do vice-prefeito para cargos comissionados
A Ação Civil Pública foi proposta pelo MPMS após inquérito civil eu apurou um esquema de contratações envolvendo familiares diretos e por afinidade de agentes políticos locais. Mesmo após receber uma recomendação do Ministério Público para corrigir as irregularidades, o então prefeito manteve as nomeações, caracterizando, segundo a Justiça, o dolo específico exigido pela nova redação da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 14.230/2021).
Conforme a Promotora de Justiça Mariana Sleiman Gomes, entre os casos comprovados estavam nomeações de filhos, cônjuges, cunhados e sobrinhos de vereadores e do vice-prefeito, alguns ocupando funções estratégicas como secretários municipais e diretores de departamento.
Para o Juízo, a conduta revelou um “negócio de família” que afrontou o princípio constitucional da impessoalidade e comprometeu a moralidade pública.
Os réus foram condenados ao pagamento de multa civil equivalente a 12 vezes o valor da remuneração percebida à época e proibidos de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais por quatro anos. As penalidades de perda da função pública e suspensão dos direitos políticos, suprimidas pela nova lei, não foram aplicadas
A sentença reforça o entendimento de que o nepotismo — inclusive em sua forma cruzada — configura ato doloso de improbidade administrativa, conforme consolidado na Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, agora incorporada expressamente ao inciso XI do art. 11 da Lei de Improbidade.
Com a decisão, o MPMS reafirma sua atuação em defesa da moralidade e da probidade na gestão pública, princípios fundamentais previstos na Constituição Federal e na Lei Orgânica Nacional do Ministério Público.
-
Prefeitura capacita equipe para ampliar segurança no Aeroporto de Dourados
Prefeitura capacita equipe para ampliar segurança no Aeroporto
-
Prefeitura publica lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Prefeitura publica inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
-
Justiça determina a substituição, em 30 dias, de caixa-d’água deteriorada
Justiça determina a substituição, em 30 dias, de caixa-d’água deteriorada
-
Setor turístico de Bonito pressiona vereadores contra taxa ambiental de R$ 15 por visitante
A TCA foi criada pela Lei Municipal nº 162/2021, ajustada pela Lei nº 169/2022

PARCEIROS
- Domingo, 07 de Dezembro de 2025
- Geral MS supera marca de 16,9 mil novos empregos criados nos últimos 12 meses Com foto Com vídeo
- Política Simone Tebet manda recado a André e diz que MDB de MS poderia ser seu a qualquer momento Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura capacita equipe para ampliar segurança no Aeroporto de Dourados Com foto Com vídeo
- Campo Grande Regularize suas dívidas e comece 2026 no azul com o Refis Com foto Com vídeo
- Geral Setor turístico de Bonito pressiona vereadores contra taxa ambiental de R$ 15 por visitante Com foto Com vídeo
- Sábado, 06 de Dezembro de 2025
- Assembleia Legislativa Projeto do Poder Executivo busca adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados Com foto Com vídeo
- Política Soraya é ‘detonada’ por internautas após comemorar prisão de Bolsonaro Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia




