Geral | Da Redação | 10/01/2025 13h41

Funcionários da Santa Casa entram em greve na Capital

Compartilhe:

Cerca de 1.500 funcionários da Santa Casa de Campo Grande paralisaram suas atividades nesta sexta-feira (10) devido ao atraso no pagamento dos salários de dezembro, que deveriam ter sido creditados até o quinto dia útil do mês.

A greve foi organizada por trabalhadores de diversas áreas de apoio ao hospital, incluindo serviços administrativos, de saúde e limpeza, e é liderada pelo Sintesaúde (Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Mato Grosso do Sul).

O presidente do Sintesaúde, Osmar Gussi, confirmou que os salários ainda não foram pagos e informou que a Santa Casa alegou dificuldades financeiras devido à falta de repasses dos governos municipal, estadual e federal, o que impossibilitou o cumprimento do pagamento dentro do prazo estipulado.

“Estamos sem pagamento. Aqui tem todas as categorias do hospital, como enfermagem, administrativo. Nossa finalidade é, ao creditar o pagamento, voltar a trabalhar. Notificamos a empresa e não tinha nenhuma deliberação da chegada de dinheiro. Até ontem, não mandou. Assim que chegar o dinheiro e creditar na conta, acaba o manifesto”, garantiu.

Durante a paralisação, os funcionários ocuparam a recepção do hospital, localizada na Rua Eduardo Santos Pereira, no centro de Campo Grande, e declararam que o movimento só seria encerrado quando o pagamento dos salários fosse efetivado.

Gussi também mencionou que os atrasos têm sido frequentes. “Em 2024, aconteceu esporadicamente. Mas, todo janeiro, temos que enfrentar essa situação. É uma falta de consideração com os trabalhadores da saúde. Os boletos chegam”, criticou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS