Chuvas no Pantanal de MS ajudam no controle de focos, mas Bombeiros mantém ações
As chuvas na região do Pantanal sul-mato-grossense estão acima da média histórica durante todo o mês de outubro, o que contribuiu para o controle dos focos de incêndios florestais em todo o bioma.
Nos primeiros 27 dias do mês de outubro registraram chuvas significativas, e em espacial durante o fim de semana, devido a situação meteorológica favorecida pelo avanço de uma frente fria. Porém, até o dia 15 de outubro, as chuvas estavam abaixo da média, ou seja, o período de maior intensidade ocorreu em apenas 12 dias.
“Houve registros de chuvas significativas recentemente, mudando o cenário de chuvas abaixo da média histórica para acima. Toda essa situação do retorno das chuvas, pode indicar a transição entre o período seco para o chuvoso. Para o próximo mês, os modelos indicam que as chuvas devem ficar dentro a próximo da média histórica”, apontou a meteorologista Valesca Fernandes, do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
A precipitação acumulada em cinco regiões do Pantanal aponta valores acima da médica histórica em três deles. Com média histórica de 86,1 mm – entre 1° e 28 de outubro – a região do São Francisco registrou 148,4 mm, Corumbá registrou 115 mm. As regiões de Bela Vista do Norte, Nhumirim – Nhecolândia e Porto Esperança não registraram chuvas acima da média histórica.
Entre quinta-feira (24) e a próxima sexta-feira (1°) há previsão de chuvas com acumulados entre 20 e 90 mm, principalmente nas regiões norte, pantaneira e nordeste do Estado. Já entre os dias 1° e 9 de novembro, há probabilidade para chuvas com acumulados entre 30 e 90 mm.
Além da região pantaneira, outros municípios de Mato Grosso do Sul também registraram altos índices de chuva acumulada nas últimas 96 horas. Em São Gabriel do Oeste foram registrados 133,8 mm, Costa Rica teve 89,8 mm e Corumbá 71,8 mm.
Incêndios
O CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS) continua a atuar na região do Pantanal, para controlar e extinguir os incêndios florestais, que tiveram grande redução de focos devido ao aumento da umidade relativa do ar e queda das temperaturas também provocados pelas chuvas.
As equipes continuam empenhadas em diferentes áreas, com monitoramento, e nas localidades onde estão as bases avançadas, continua a vigilância.
Com as chuvas dos últimos dias, todos os focos de incêndio no Pantanal foram controlados, aliado ao trabalho das equipes de combate.
Ainda assim, é feito monitoramento em áreas críticas próximo ao Parque Estadual Pantanal do Rio Negro, Serra do Amolar, Passo do Lontra e Paiaguás, para evitar novos focos de incêndio e garantir a proteção do bioma e da população local.
-
Adriane agradece Tereza e comemora: ‘um dia histórico’
Adriane recebeu 222.699 votos, correspondendo a 51,45% dos votos válidos
-
Caras novas: Maicon Nogueira é eleito com 4.236 votos
Aos 38 anos, ele já havia tentado ser deputado estadual, em 2014
-
Camila Ítavo assume reitoria da UFMS e promete ‘renovar esperança’
Em seu discurso, Camila lembrou que, além de reitora, é professora e ex-estudante da Universidade
-
Adriane Lopes é eleita prefeita de Campo Grande com 51,45% dos votos
Na chapa vencedora, a Dra. Camilla (Avante) é a vice
PARCEIROS
- Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024
- Câmara de CG Câmara debate Lei Orçamentária Anual 2025, que prevê R$ R$ 6,8 bilhões Com foto Com vídeo
- Sidrolândia Sala da Cidadania muda para a sede da Sederma e terá unidade no Capão Seco Com foto Com vídeo
- Saúde Sesau observa aumento de casos de coqueluche e reforça alerta Com foto Com vídeo
- Sidrolândia Prédio de ESF do assentamento Capão Bonito II receberá reforma Com foto Com vídeo
- Domingo, 03 de Novembro de 2024
- Política A difícil tarefa de Tereza: unir a direita em MS Com foto Com vídeo
- Política De hospital à 20 mil empregos: os desafios de Adriane Com foto Com vídeo
- Eleições Gerson diz que vitória de Adriane fortalece protagonismo do PP Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia