Coordenadores da REME do 6º ao 9º ano participam de formação
Coordenadores e supervisores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME), tiveram uma tarde de formação sobre a importância da leitura para alunos que estão encerrando o Ensino Fundamental, dos 6º aos 9º anos. Os profissionais estiveram reunidos na segunda-feira (25) no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Segundo a chefe da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico da Superintendência de Políticas Educacionais, Maria José do Amaral, a formação concluiu uma das etapas do curso Implicações da atuação da equipe técnica e pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. “Nós não poderíamos deixar de falar da literatura para os anos finais do ensino fundamental. Nós precisamos incentivar e fortalecer essas ações que estão sendo realizadas nas unidades escolares com relação à literatura”.
Carlos Alberto Coutinho Souza é coordenador da Escola Municipal Padre José de Anchieta e afirmou que a formação foi de extrema importância. “Dia 19 de novembro, a revista Retratos da Leitura publicou uma pesquisa a nível nacional que 6,7 milhões de brasileiros deixaram de ler. Foi a primeira vez que o número de pessoas que não leem superou o de pessoas que possuem este hábito. E num momento tão importante como esse da história, a SEMED traz para nós um evento como esse que trata da leitura como algo humanizado. Isso deve ser levado para dentro da escola e ser pensado como Rede, entre família, escola, professores, estudantes, para que se fortaleça a leitura e, de fato, ela seja esse fator muito importante dentro da escola”.
A supervisora da Escola Municipal Brígida Ferraz Fóss, Selma Maria Oliveira Garcia, avalia que a literatura é a arte das palavras. “Quando nós na escola trabalhamos a literatura, nós estamos formando pessoas críticas, pensantes. A literatura é essencial para a vida, para a sociedade, para a transformação do mundo”.
Segundo a coordenadora da Escola Lenita de Sena Nachif, Francisca Aparecida Rodrigues Lima Roque, a formação é muito importante para todo mundo da escola, incluindo os coordenadores. “Estamos falando com os professores diariamente, porque a gente vive um desafio na escola, que é fazer com que os alunos leiam. A gente vive na era do computador, do celular, onde as pessoas gostam de leituras muito curtas, então é um desafio cada vez maior fazer com que os alunos leiam. Leiam obras literárias, leiam desde o conto simples até o erudito, então é muito difícil fazer com que isso aconteça dentro da escola. E uma formação como essa, abordando essas questões para os coordenadores da escola é de suma importância”.
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