Linhagem mais disseminada no mundo é encontrada no Brasil
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) detectaram pela primeira vez o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue em território brasileiro. O genótipo, que é o mais disseminado no mundo, está presente na África, Ásia e Oriente Médio e não possuía quaisquer registros no Brasil.
A informação foi divulgada no portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a detecção da linhagem foi liderada pelo Instituto, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO), estado onde a linhagem foi identificada.
A detecção ocorreu em fevereiro, a partir de uma amostra de um caso de dengue em território brasileiro no final de novembro de 2021. Segundo informações da Fiocruz, a identificação deste genótipo no Brasil preocupa os especialistas, porque ele pode se disseminar de modo mais efetivo do que o asiático-americano, conhecido como genótipo 3 do sorotipo 2. Os pesquisadores afirmam que a linhagem não é responsável pelo surto de dengue ocorrido em Goiás e que, como ela foi identificada com rapidez, pode haver um controle efetivo da nova cepa.
A suspeita é que o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 tenha chegado no Brasil por meio de viagens intercontinentais com a Ásia.
-
Lei: Instituído o “Dia S” de valorização e reconhecimento ao Sistema Fecomércio
Lei: Instituído o “Dia S” de valorização e reconhecimento ao Sistema Fecomércio
-
Reunião em Dourados define encaminhamentos para regularização de conveniências
Reunião em Dourados define encaminhamentos para regularização de conveniências
-
Projeto cria lista para proibir criminosos de embarcar em voos
Projeto cria lista para proibir criminosos de embarcar em voos
-
MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
PARCEIROS
- Terça-feira, 29 de Abril de 2025
- Geral Multas leves e médias agora podem ser convertidas em advertências escritas em MS Com foto Com vídeo
- Campo Grande Abre e fecha da Saúde: confira os serviços disponíveis no feriado Com foto Com vídeo
- Campo Grande Campo Grande sedia o 3º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Ordem do Dia: Projeto que estabelece atenção às mães atípicas passa em 1ª Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Projeto determina comunicação sobre violência virtual por escolas e UBS Com foto Com vídeo
- Câmara de CG Presidente Papy homenageia jornalista mais premiado de MS e assessora do TCE/MS Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Proposta que apresenta diretrizes de proteção às mães atípicas será votada Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia