Linhagem mais disseminada no mundo é encontrada no Brasil 

"/>
Dengue | Ayanne Gladstone | 10/05/2022 10h52

Linhagem mais disseminada no mundo é encontrada no Brasil

Compartilhe:

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) detectaram pela primeira vez o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue em território brasileiro. O genótipo, que é o mais disseminado no mundo, está presente na África, Ásia e Oriente Médio e não possuía quaisquer registros no Brasil.

A informação foi divulgada no portal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a detecção da linhagem foi liderada pelo Instituto, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO), estado onde a linhagem foi identificada.

A detecção ocorreu em fevereiro, a partir de uma amostra de um caso de dengue em território brasileiro no final de novembro de 2021. Segundo informações da Fiocruz, a identificação deste genótipo no Brasil preocupa os especialistas, porque ele pode se disseminar de modo mais efetivo do que o asiático-americano, conhecido como genótipo 3 do sorotipo 2. Os pesquisadores afirmam que a linhagem não é responsável pelo surto de dengue ocorrido em Goiás e que, como ela foi identificada com rapidez, pode haver um controle efetivo da nova cepa.

A suspeita é que o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 tenha chegado no Brasil por meio de viagens intercontinentais com a Ásia.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS