Projeto da Sesau mobiliza mais de 700 crianças e adolescentes em campanha
Mais de 700 crianças e adolescentes participaram de uma mobilização educativa contra o mosquito Aedes aegypti em Campo Grande. A ação faz parte do projeto “Juntos contra o mosquito: Cuidando da Nossa Comunidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), em parceria com os Clubes de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Nesta primeira fase do projeto, 28 clubes participaram com atividades realizadas dentro de suas comunidades, promovendo o chamado “Dia D” de combate ao mosquito. As ações aconteceram nos dias 1º, 7 e 8 de junho, com orientações educativas, distribuição de materiais informativos e visitas em feiras, mercados, residências e pontos estratégicos das regiões atendidas pelos clubes. A próxima e última etapa acontece neste domingo, 15 de junho, com a participação do Clube Sentinelas do Portal, no bairro Portal da Lagoa, encerrando esta fase inicial da campanha.
O objetivo da iniciativa é envolver crianças e adolescentes em práticas de conscientização e prevenção, tornando-os multiplicadores de boas práticas dentro das comunidades. A proposta inclui também a valorização de princípios como responsabilidade social e cuidado com o próximo, de acordo com os valores cristãos que norteiam o trabalho dos clubes.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental, Veruska Lahdo, o envolvimento direto das crianças nessa campanha fortalece a estratégia de educação em saúde. “Elas se tornam disseminadoras de informações dentro de suas casas e comunidades, o que potencializa o impacto das ações”.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, também ressaltou a importância da parceria. “Essa parceria é um exemplo de como a integração entre poder público e instituições sociais pode gerar resultados efetivos. É gratificante ver esse engajamento e perceber que estamos formando cidadãos conscientes desde cedo”.
A ação teve início com reuniões de planejamento nos dias 17 de abril e 15 de maio, envolvendo a equipe técnica da CCEV e a direção-regional dos Desbravadores, representada pelo pastor Rodrigo Assi. Cada clube foi orientado a realizar ações específicas em suas comunidades, com apoio técnico da Sesau, por meio de materiais educativos e treinamentos.
Segundo o coordenador da CCEV da Sesau, Vagner Ricardo, a experiência mostrou-se positiva e com grande poder de mobilização. “As ações realizadas até aqui mostraram que essa é uma estratégia viável e com grande poder de alcance. A participação dos clubes nos ajudou a chegar em locais onde, muitas vezes, o poder público tem mais dificuldade de inserção”.
Segundo o assessor técnico da CCEV, Francisco Renan Dias, a proposta de incluir os Desbravadores no projeto surgiu como uma estratégia para fortalecer as ações educativas. “Sabemos que os agentes de saúde já realizam esse trabalho nas unidades e nas residências, mas era necessário alcançar mais pessoas. Com os clubes, conseguimos organizar ações simultâneas e impactar centenas de famílias de forma direta”.
Para ele, o engajamento de crianças e adolescentes é essencial para a construção de comunidades mais conscientes. “Eles cobram, lembram, orientam. Têm tudo para se tornarem referência de boas práticas onde vivem”.
A expectativa da equipe é expandir o projeto para alcançar todos os clubes de Desbravadores em Campo Grande, o que pode envolver mais de 6 mil crianças e adolescentes em ações de prevenção e promoção da saúde.
Interessados em agendar ações futuras podem entrar em contato com o assessor técnico Francisco Renan Dias pelo telefone (67) 99321-4487 ou e-mail: renamiguellorene@gmail.com.
-
Legado da GCM é o serviço prestado diariamente à população
Legado da GCM é o serviço prestado diariamente
-
Campo Grande adota Viabilidade Automática da REDESIM
Campo Grande adota Viabilidade Automática da REDESIM
-
MPMS participa no XVII Encontro de Delegados do Creci/MS em Corumbá
MPMS participa no XVII Encontro de Delegados do Creci/MS em Corumbá
-
Julho Amarelo: Mato Grosso do Sul reforça combate às hepatites
Neste Julho Amarelo, a campanha nacional reforça a importância da testagem regular
PARCEIROS
- Domingo, 20 de Julho de 2025
- Campo Grande Nova etapa da reforma administrativa garantirá investimentos na cidade Com foto Com vídeo
- Geral Projeto garante mais recursos para IA e outras tecnologias no combate ao crime Com foto Com vídeo
- Geral Legado da GCM é o serviço prestado diariamente à população Com foto Com vídeo
- Geral MPMS investiga condições do transporte escolar em Brasilândia Com foto Com vídeo
- Geral Comissão de Orçamento aprova relatório preliminar da LDO 2026 Com foto Com vídeo
- Sábado, 19 de Julho de 2025
- Câmara de CG Projeto do Vereador Marquinhos Trad é aprovado pela Câmara e aguarda sanção da prefeita Com foto Com vídeo
- Geral CDH debate direitos de crianças e jovens previstos no ECA Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia