Lei exige informação sobre energia solar aos consumidores
A partir desta terça-feira (2) as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul deverão informar aos consumidores e geradores de energia solar, de forma clara e detalhada, a quantidade de energia injetada, ativa, de sobra e demais informações obrigatórias a serem determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medida está na Lei n° 6.595, sancionada pelo governador Eduardo Riedel e publicada hoje no Diário Oficial do Estado. A lei foi proposta pelo Projeto de Lei 186/2026, de autoria do deputado Paulo Duarte (PSDB) em coautoria com o deputado Gerson Claro (PP).
O descumprimento da lei sujeitará o infrator às sanções previstas nos arts. 56 e 57 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. A multa terá o seu valor revertido para o Fundo pertinente à pessoa jurídica de direito público que impuser a sanção. A penalidade vai variar de 200 a 3 milhões de UFERMS. Pelo valor atual da unidade fiscal em Mato Grosso do Sul, fixada em R$ 53,70 em maio de 2026, a multa pode variar de R$ 10,7 mil até R$ 161,1 milhões. A legislação determina ainda que na ausência de Fundos próprios, os recursos oriundos das sanções aplicadas sob a jurisdição dos municípios, serão revertidos ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDDC).
Com a sanção da lei, os consumidores de energia elétrica de Mato Grosso do Sul que já instalaram ou vierem a instalar placas fotovoltaicas poderão ter maior controle sobre a geração de energia solar em suas residências ou empresas. A proposta determina que concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica informem aos consumidores e geradores de energia solar, de forma clara e detalhada, a quantidade de energia injetada na rede, a energia ativa consumida, o saldo de sobra e demais informações previstas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Segundo o texto, o objetivo é garantir mais transparência aos consumidores que possuem sistemas de microgeração e minigeração de energia solar, permitindo o acompanhamento preciso da energia produzida, utilizada e dos créditos acumulados.
O uso da energia solar vem crescendo em Mato Grosso do Sul como alternativa para reduzir os custos da energia elétrica. No entanto, os parlamentares que apresentaram a proposta apontam que muitos consumidores ainda enfrentam dificuldades para compreender os dados apresentados nas faturas. De acordo com os autores, o objetivo é ampliar a transparência na prestação de contas das distribuidoras e fortalecer a proteção aos consumidores sul-mato-grossenses.
-
PL vira panela de pressão: Reinaldo cobra acordo com Bolsonaro e cutuca Michelle na briga pelo Senado
Presidente estadual da sigla, Reinaldo afirmou que espera receber a última pesquisa encomendada
-
Procon Municipal fiscaliza comércio para o Dia dos Namorados
Procon Municipal fiscaliza comércio para o Dia dos Namorados
-
Prefeitura e Guarda Municipal investigam atos de vandalismo
Prefeitura e Guarda Municipal investigam atos de vandalismo
-
Festa à Nossa Senhora em São Gabriel do Oeste entra para Calendário de MS
Festa à Nossa Senhora em São Gabriel do Oeste entra para Calendário de MS

PARCEIROS
- Sábado, 13 de Junho de 2026
- Geral Festa à Nossa Senhora em São Gabriel do Oeste entra para Calendário de MS Com foto Com vídeo
- MPMS MPMS garante compensações ambientais e destina mais de R$ 110 mil a projetos sociais em Jardim Com foto Com vídeo
- Geral Na Justiça, MPMS garante tratamento pelo Método ABA à criança com autismo em Ivinhema Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa Ordem do Dia: Procuradoria da Mulher na ALEMS é aprovada Com foto Com vídeo
- Geral Dia Estadual da Advocacia Criminal será celebrado em 2 de dezembro Com foto Com vídeo
- Sexta-feira, 12 de Junho de 2026
- Geral Prefeito entrega premiação para quadrilhas campeãs da 47ª Festa Junina de Dourados Com foto Com vídeo
- Geral Prefeitura e Exército iniciam planejamento do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia


