Empresa de MS investe em realidade virtual para auxiliar crianças autistas
Uma das principais dificuldades das crianças com autismo é o desenvolvimento de habilidades sociais, porém, a facilidade de interação com as novas tecnologias também vem sendo observada neste grupo.
Foi pensando nisto que o administrador e empresário Antônio Almeida, e a psicóloga hospitalar Francyelle Marques de Lima, dedicaram seus estudos para o desenvolvimento de um software de realidade virtual que auxilie essas crianças no processo de desenvolvimento social.
Por meio de um óculos de realidade virtual, o software desenvolvido pela empresa Autismo VR se utiliza de uma inteligência artificial que propõe ao usuário as mais diversas situações de convívio social.
“É como um game, no qual o “jogador”, nesse caso o paciente, entra em um jogo completamente imersivo, onde são recriadas de forma muito realistas situações como uma festa, um passeio ao shopping, uma visita à casa de um amigo, entre outras. A inteligência artificial do programa faz indagações ao “jogador” quanto às emoções e sentimentos dos personagens durante estas interações e fornece recompensas conforme o jogador avança nos desafios.
Toda essa lógica possui como base a terapia ABA, método de maior evidência científica no tratamento do autismo. Assim, com a análise destes dados o profissional pode entender melhor as necessidades e o progresso do paciente”, avalia a psicóloga.
De acordo com Antônio, a expectativa é que o software possa ser utilizado por profissionais da área em clínicas, organizações não governamentais, e num futuro próximo, até mesmo pelos pais ou responsáveis por crianças com autismo, visto que o óculos de realidade virtual e o software desenvolvido pela empresa não requerem grande investimento e podem tornar-se ainda mais acessíveis nos próximos meses ou anos.
A empresa conta com um time de desenvolvedores especializados em realidade virtual e o auxílio do Psicólogo especialista em autismo André Borges Varella da Clínica iABA.
Programa Centelha e busca por investidores
O projeto foi um dos contemplados na primeira edição do Programa Centelha MS, uma parceria entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Finep; e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Semagro e da Fundect.
Com os recursos não reembolsáveis garantidos com o Centelha, foi possível desenvolver o software e fazer os primeiros experimentos, mas a dupla de empreendedores vai além.
A empresa foi selecionada para participar de feiras de tecnologia e inovação em Dubai em Fevereiro, onde pretende demonstrar o software e atrair investidores para o aperfeiçoamento do programa.
Em Mato Grosso do Sul, a Fundect está com edital aberto para a segunda edição do Programa Centelha. Desta vez, serão cerca de 3 milhões de reais em recursos para transformar até 50 ideias inovadoras em negócios de sucesso. Essa é uma excelente oportunidade para tirar do papel aquele projeto que você considera diferenciado e transformá-lo em um negócio de sucesso.
As inscrições vão até o dia 10 de março e devem ser realizadas por meio do site programacentelha.com.br/ms.
Para mais informações sobre a Autism VR entre em contato pelo site: www.autismovr.com.br, instagram: @autismo.vr
Telefone:(67) 99865-1336.
-
Erradicação da Pobreza: Em nove meses, FAC atinge 23 mil atendimentos a famílias carentes
Erradicação da Pobreza: Em nove meses, FAC atinge 23 mil atendimentos a famílias carentes
-
Para ampliar acesso à água potável, Agesul inicia obras na Reserva Indígena de Dourados
Para ampliar acesso à água potável, Agesul inicia obras na Reserva Indígena de Dourados
-
Escutas com população em situação de rua dão início a Plano Municipal
Escutas com população em situação de rua dão início a Plano Municipal
-
Segurança e Cidadania: o conflito do crime organizado no nosso continente e no país que faz fronteira com MS
A guerra que não é da Ucrânia, nem do Irã, e atormenta a nossa vizinhança deveria ser mais priorizada no Brasil

PARCEIROS
- Domingo, 11 de Outubro de 2026
- Política Simone deixa MS, aposta em São Paulo e fica sem vaga no Senado Com foto Com vídeo
- Assembleia Legislativa ALEMS vota nesta terça-feira criação da Semana Estadual da Língua Portuguesa Com foto Com vídeo
- Política Mulheres fazem história e conquistam metade das cadeiras de MS na Câmara Federal Com foto Com vídeo
- Política Prometeu 15 mil votos de lambuja, mas perdeu: Zeca quebra tabu de 30 anos contra Puccinelli Com foto Com vídeo
- Sábado, 10 de Outubro de 2026
- Segurança Pública Segurança e Cidadania: o conflito do crime organizado no nosso continente e no país que faz fronteira com MS Com foto Com vídeo
- Geral Dourados adere ao AdaptaCidades e fortalece ações de adaptação às mudanças climáticas Com foto Com vídeo
- Educação Sidrolândia recebe polo educacional em parceria com o IFMS Com foto Com vídeo
Tweets by MS_em_dia

