Geral | Da redação/Com Assessoria | 15/01/2013 20h09

Alistamento militar obrigatório vai até 28 de junho

Compartilhe:

O cronograma de convocação para o alistamento militar obrigatório em 2013 foi publicado nesta terça-feira (15), pelo Ministério da Defesa, no Diário Oficial da União (DOU). O prazo para o alistamento vai até 28 de junho e pode ser feito na Junta de Serviço  Militar. O órgão em Campo Grande está localizado na rua Antônio Maria Coelho, 300, Vila São Manoel.

De acordo com o texto da publicação, “serão convocados à prestação do Serviço Militar Inicial todos os brasileiros da classe de 1995, do sexo masculino, e os das anteriores que estejam em débito com o Serviço Militar”, ou seja, a apresentação é obrigatória para quem nasceu em 1995 ou está com débitos com o Serviço Militar.

O prazo de alistamento começou em 2 de janeiro e vai até o último dia útil do primeiro semestre, 28 de junho. Quem não se apresentar até essa data terá que pagar multa. O rapaz ainda vai ter que prestar serviço no ano de 2015. Já os jovens que nasceram antes de 1995 e não se apresentaram ano passado também devem comparecer às Juntas de Serviço Militar para fazer o alistamento. Esses rapazes irão pagar multa de R$ 1,38 por ano de atraso.

Quem tem mais de 28 anos e se alistar a partir de 1º de julho de 2013, terá sua situação regularizada pelas Juntas de Serviço Militar, que emitirão o Certificado de Dispensa de Incorporação, visto que nesta condição o alistado completará o processo de recrutamento com idade aproximada de 30 anos.

Documentos

A documentação necessária para o alistamento militar é a certidão de nascimento e uma foto 3x4.

Os homens que tem mais de 18 anos e estão em falta com o serviço militar não conseguem ingressar em universidades, não podem ter a carteira de trabalho assinada, são impedidos de tirar documentos e participar de concursos públicos.

A publicação no DOU pode ser conferida na íntegra por meio do link http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=15/01/2013&jornal=1&pagina=12&totalArquivos=80. Mais informações sobre o alistamento podem ser adquiridas no telefone da Junta de Serviço Militar de Campo Grande: (67) 3314-3195.



Compartilhe:

GALERIA DE FOTOS

Mais galerias

MS em Dia TV

Mais vídeos

PARCEIROS