Enquete | Da Redação | 20/01/2021 08h28

Enquete: você tomará a vacina contra a covid-19?

Compartilhe:

A vacinação contra a covid-19 começou em todo o país nesta semana após duas vacinas serem aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17). Em um primeiro momento, o Ministério da Saúde, que é o responsável por distribuir as doses, usará 6 milhões de CoronaVac, importada da China, do laboratório SinoVac. A outra vacina é a de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca.

O Estado de Mato Grosso do Sul recebeu 61.760 doses neste primeiro momento segundo dados do Ministério da Saúde. Os primeiros grupos a serem vacinados na fase 1 do Plano Nacional de Imunização (PNI) são os profissionais de saúde, indígenas aldeados e idosos acima de 75 anos em instituições de longa permanência como asilos.

As primeiras quatro doses aplicadas em solo sul-mato-grossense foram em evento realizado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). Foram dois profissionais da saúde, um indígena e uma idosa.

Os primeiros casos de coronavírus no país estão completando um ano neste começo de 2021 e já existem vacinas para ajudar no combate à doença. Esse pouco tempo de desenvolvimento pode causar desconfiança em várias pessoas, deixando-as com o ‘pé atrás’ antes de tomar a vacina. Aliado a isso, o presidente da República Jair Bolsonaro segue afirmando que a vacinação não será obrigatória.

Isso fez com que o Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de dezembro de 2020 decidisse que o ato será obrigatório, mas não forçado. Ou seja, se vacinar é obrigação, só que não de forma compulsória. Os ministros da mais alta corte também decidiram que medidas restritivas podem ser aplicadas aos que negarem a vacina.

Muitas das vacinas já presentes podem causar reações como febre, tontura, uma vermelhidão no local da aplicação, entre outras. Isso é comum, pois é o corpo reagindo ao que foi aplicado. No caso da covid-19, houve alguns casos colaterais graves após a vacina ainda nos testes, mas foram eventos isolados.

Atualmente, o Brasil tem mais de 8,5 milhões de casos de 210 mil mortes pela covid-19 durante a pandemia. MS acumula 150 mil casos e 2,6 mil mortes.

Para votar na enquete, basta entrar no link abaixo ou ir a nossa página inicial, selecionar a opção e confirmar o voto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS