Enquete | Gabriel Neri | 24/06/2020 08h20

É o momento de enfraquecer as medidas de isolamento?

Compartilhe:

O Brasil, através do Governo Federal, Estadual e das prefeituras começa ensaiar a reabertura total do comércio e de praças. Apesar disso, o país é o segundo no mundo em número de casos confirmados de coronavírus, causador da covid-19, atrás dos Estados Unidos, e o terceiro em mortes.

No último dia 4 de junho, até então, o Brasil tinha mais de 614 mil casos confirmados da doença e 34 mil mortes. Mato Grosso do Sul, que segue sendo o Estado com o menor número de casos, tem cerca de 2 mil infectados e 20 mortes.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o secretário de Vigilândia em Saúde, Eduardo Mercário, declarou que os casos no país seguem crescendo e que não será possível prever quado será o pico.

"Estamos em um aumento semana após semana. Estimamos uma estabilização nos próximos meses. Por conta do período sazonal, diminui a transmissão respiratória no Norte e Nordeste. Não é possível prever quando será o pico”, pontuou.

Apesar disso, em live realizada nessa quint-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defendeu a abertura de locais públicos como praias no país.

"O governo federal vai opinar favoravelmente para aquela pessoa ir à praia, agora o juiz de cada cidade, que vai recepcionar esses mandados de segurança, é que vai decidir se o João pode ir para a praia ou não. Eu não vejo nada demais ir para a praia, praia é saúde", afirmou.

Índice de isolamento

O índice de isolamento social feito pelo instituto In Loco mostra que menos de 40% da população brasileira seguem em casa como recomendam a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Mato Grosso do Sul, o índice está em 37,3%, sendo o 21° nesse quesito.

Confira o mapa abaixo:

Aumento de casos

Fazendo um comparativo do número de casos confirmados no Brasil e em Mato Grosso do Sul, podemos observar que o número de casos dobrou no cenário nacional e quase triplicou aqui no Estado.

No dia 21 de maio, o Brasil registrava, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 310 mil casos de covid-19. No dia 4 de junho, o número estava em 614 mil, aumento de quase 100%.

Já Mato Grosso do Sul, tinha, no mesmo dia 21, 746 casos confirmados. E confirmou duas semanas depois, 1.925. Isso significa um aumento de 258% nos números nesse período.

Economia

No Brasil, de acordo com informações do Brasil 247, 232 shoppings em 97 cidades já foram reabertos após flexibilização das medidas de isolamento, cerca de 40% do total. Os Estados que relaxaram as medidas foram Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Mesmo assim, as vendas ainda não estão normais.

Já a indústria teve uma queda histórica na produção no último mês de abril. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção brasileira caiu 18,8%.

"É a queda mais intensa da indústria desde o início da série histórica, em 2002, e o segundo resultado negativo seguido, com perda acumulada de 26,1% no período", informou o IBGE.

Enquete

O MS em Dia traz a enquete para saber sua opinião sobre o enfraquecimento ou não das medidas de isolamento. Para votar, basta entrar em nossa página incial no link (www.msemdia.com.br) ou entrar diretamente na enquete pelo link abaixo:

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS