Educação | Da Redação com Assessoria | 18/03/2015 11h30

Escola busca conscientizar alunos a reduzir consumo de energia elétrica

Compartilhe:

Um escola de Campo Grande promove a partir de abril uma ação de conscientização dos alunos para reduzir o consumo de energia elétrica residencial. Os alunos de cada etapa (educação infantil, ensino fundamental 1 e 2), que mais economizarem energia elétrica em casa vão ganhar um jogo de xadrez cada. 

A ação faz parte do projeto “Luz, Ciências e Vida”, recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidades), no Ano Internacional da Luz, como forma de aumentar a conscientização global sobre o uso das tecnologias e a promoção do desenvolvimento sustentável em energia, educação, agricultura, saúde e comunicação.

Segundo a diretora da Escola Nazaré(que promove a iniciativa) a Irmã Elizabeth Alegre, no decorrer do projeto, os alunos irão trabalhar conforme a série, desde a origem da Luz (Divina e Científica), suas aplicações (biodiversidade – física e química), o sol (fonte de energia/luz e calor) e fontes primárias e secundárias de energia essenciais e fundamentais para os reinos animal, vegetal e mineral no planeta. 

“Ao comemorar o Ano Internacional da Luz, nos sentimos responsáveis pela preservação e utilização da luz na sustentabilidade da vida no planeta. Ela revolucionou a medicina, abriu a comunicação internacional via internet e continua como peça central para a ligação ente aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade global”, explica a diretora. 

Ela ressalta ainda que os alunos deverão pesquisar, observar, produzir, concluir, experimentar, levantar hipóteses, reproduzir, ilustrar, apresentar soluções e sugestões por meio de diversas formas e técnicas de aprendizagens. “Serão usadas as destrezas de pensamento, trabalhos científicos (experiências), projetos de compreensão, trabalho cooperativo, entre outros. Os resultados dos trabalhos realizados serão apresentados em duas etapas, a primeira em junho e a segunda em novembro”, completa a Irmã Elizabeth. 

Gincana 

Na prática, os alunos deverão apresentar as contas de energia elétrica do mês de abril e maio e aqueles que mais reduzirem o ‘consumo em quilowhatt’ estarão concorrendo. Para isso, os pais precisam enviar a conta de energia original e uma cópia pelo aluno dos dois meses, para que o aluno possa concorrer a um jogo de xadrez. Ao final, saberemos ainda quantos alunos participaram e o quanto em quilowatt de energía foi economizado no período. 

Sobre a escola 

A Escola Nazaré Campo Grande, dando continuidade à pedagogia do padre José Manyanet (canonizado em maio de 2004), elabora e concretiza projetos educacionais de forma participativa à luz da fé e da vivência cristã. Oferece educação de qualidade desde o ensino infantil ao ensino fundamental 1 e 2, produzindo conhecimento e serviços que colaboram para o desenvolvimento econômico, cultural e social. 

Com aprendizagem por meio da prática da participação, a Escola Nazaré conta com suas características peculiares do apostolado das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré: espírito de família, simplicidade, amor e trabalho. Presente em nove países de quatro continentes, a rede Nazaret de ensino já atendeu mais de 27 mil alunos.

*Texto de Gilmar Hernandes

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS